Aquecer a água consiste em uma grande parcela da energia consumida em uma instalação residencial. Utiliza-se a água aquecida nos banhos, lavatórios, lava-louças, etc. Um aquecedor elétrico consome, em média, 4800 kWh de energia elétrica e libera cerca de 2993 Kg de CO2 para a atmosfera.

Uma opção mais ecologicamente correta é utilizar os aquecedores solares auxiliados por um tradicional aquecedor elétrico. Esse sistema de aquecimento pode ser responsável por uma redução de até 50% das contas de energia e da emissão de CO2.

O Sistema de Aquecimento Solar

Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (ou placas solares) e do reservatório térmico (boiler).

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas solares, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente que efetua o armazenamento da água aquecida. São cilindros metálicos isolados termicamente (geralmente por poliuretano expandido). Desta forma, a água é conservada aquecida para ser consumida. A caixa de água fria alimenta constantemente o reservatório térmico.

Nos sistemas convencionais o fluxo de água entre os coletores e o reservatório térmico ocorre devido à convecção natural. Isso pode ser explicado devido ao fato de a água dos coletores ficar mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação.

O Coletor Solar

Os raios do sol atravessam o coletor, eles esquentam o conjunto aletas-tubos (geralmente feitas de cobre ou alumínio) de coloração preta e assim obtém-se absorção máxima da radiação solar. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e, por convecção, flui para o reservatório térmico.

Benefícios da sua Utilização

Os benefícios obtidos em se utilizar o aquecimento de água por energia solar são inúmeros, dentre eles: economia nas contas de energia; redução na emissão de poluentes; economia de energia proveniente de fontes não renováveis; valorização da edificação que utiliza de tal sistema.

ANEXOS

Esquema completo de funcionamento do Sistema de Aquecedor Solar:

REFERÊNCIAIS

How Stuff Works – Solar Water Heater

http://science.howstuffworks.com/environmental/green-tech/sustainable/solar-water-heater.htm

ASBC – Manuais de construção de Aquecedor Solar de PVC

http://www.sociedadedosol.org.br/comofazer_manuais.htm

 

Anúncios